EXPERIÊNCIAS

A Companhia das Lezírias dispõe de um território de excelência para a atividade turística.

Este espaço privilegiado beneficia de excecionais condições naturais.

É grande a variedade de paisagens que aqui se podem admirar, desde o maior montado de sobro em mancha contínua, do mesmo proprietário na Península Ibérica; os pinhais; os arrozais; as vinhas; os rios Tejo e Sorraia; juntamente com a grande diversidade de fauna existente – destacando, em especial, as aves migradoras – a que acrescem relevantes riquezas culturais, como a história, as tradições da região e, ainda, as boas práticas agro silvo-pastoris.

EXPERIÊNCIAS

1. Aldeamento Turístico

O Aldeamento Turístico *** localiza-se no interior da propriedade, rodeado por sobreiros e pinheiros mansos, devidamente integrado no espaço envolvente
A sua estadia poderá ser complementada, com diversas atividades turísticas da CL, fazendo dela uma experiência perfeita!

Situado em Braço de Prata – Porto Alto é constituído por onze casas em madeira com uma zona verde e piscinas.

Cada casa dispõe de um quarto com twin bed; sala com sofá-cama, mesa de jantar e televisão; casa de banho; cozinha com fogão, frigorifico e loiça; varanda com mesa e cadeiras.

Todas as casas se encontram equipadas com ar condicionado.

Tabela de Preços

Mais Informações

2. Birdwatching

O EVOA disponibiliza uma grande variedade de experiências educativas dirigidas aos alunos, proporcionando soluções seguras.

As atividades propostas têm em conta os conteúdos curriculares, sempre que possível numa abordagem interdisciplinar.

Procurando que esta se torne uma oportunidade para aproximar os alunos da natureza e contribuir para que sejam crianças e jovens ambientalmente mais conscientes e ativas.

As saídas pedagógicas na Reserva Natural do Estuário do Tejo proporcionam atividades de exploração da natureza em pequenos grupos.

Mais Informações

As riquezas naturais, históricas e culturais associadas a este território, inserido na Reserva Natural do Estuário do Tejo, são motivos muito fortes para propor uma experiência diferente aos seus clientes, amigos, colegas ou mesmo alunos de universidades seniores.

Mais Informações

É um amante da fotografia e gostaria de conseguir tirar o máximo partido do seu equipamento e antecipar o melhor momento para fotografar uma ave? Então, este programa liderado por um guia-fotógrafo é a melhor solução para si! Durante três horas vai poder utilizar abrigos de fotografia do EVOA, tendo ainda a possibilidade de começar ou terminar antes ou após o EVOA encerrar, durante o nascer ou o pôr-do-sol. No final desta sessão vai ser capaz de antecipar, através do reconhecimento de vocalizações, diferentes espécies de aves e descobrir o melhor ângulo para captar cada uma delas.

Mais Informações

Esta é uma visita privada, realizada à medida dos interesses do visitante, com guias que sabem onde procurar o que se deseja observar. Neste tour é possível frequentar abrigos não incluídos nas visitas diárias, mais próximos da linha de água das lagoas. Pode percorrer-se a lezíria, atravessando arrozais, pastagens com gado bovino e equino (cavalos lusitanos), até à reta da Ponta d’Erva que leva ao estuário do Tejo; por vezes, pode chegar-se à Salina de Saragoça.

O tema da visita vai variando ao longo do ano, seguindo-se os ciclos e ritmos da Lezíria: de setembro a novembro é possível observar a campanha de recolha do arroz; de dezembro a fevereiro assistimos ao espetáculo natural de bandos de milhares de aves nos arrozais; de março a abril é possível fotografar espelhos de água a perder de vista; e de maio a agosto acompanha-se o crescimento do arroz e a transumância do gado, existindo a possibilidade de observar o trabalho realizado pelos campinos a cavalo.

Mais Informações

Entre no universo do EVOA e perceba, antes de avançar para o terreno, através de um pequeno filme introdutório, como o estuário do Tejo é um precioso legado que tem sido moldado pelo homem. Vai ser capaz de interpretar e assimilar as mudanças que ocorrem ao longo do ano, do dia e das marés, enquanto descobre as estratégias que as diferentes espécies utilizam para se adaptar, sempre acompanhado por técnicos que o guiarão e responderão a todas as perguntas.

Mais Informações

“Mergulhe” nas três lagoas e deixe-se transportar pelas aves para os territórios distantes desde onde “o Tejo encontra o Mundo”. Algumas das aves são residentes no EVOA, sendo possível observá-las durante todo o ano, mas a grande maioria das aves que recebemos são migradoras. Entre novembro e fevereiro é possível observar milhares de aves vindas do Norte da Europa, que podem ser vistas em voo ou em repouso nas lagoas. Nos meses de março/abril e agosto a outubro as passagens migratórias de várias espécies, trazem surpresas diárias às nossas lagoas, podendo verificar-se picos de diversidade. Nos meses de maio e junho é a vez das aves provenientes do continente africano, e como algumas espécies nidificam nas ilhas das lagoas, é possível observar crias de várias espécies de patos e limícolas.

Mais Informações

Se lhe dissessem que é possível, no mesmo passeio, observar aves, realizar provas de vinhos e assistir à extração de cortiça, acreditava? Claro que sim, posto que lhe estivessem a falar do “Grande Tour da Companhia das Lezírias”! Esta aventura começa com uma paragem para observar flamingos que pintam de cor-de-rosa as margens do Tejo, passa pela Adega de Catapereiro para uma memorável degustação de vinhos e chega ao montado de sobro onde, para além de toda a biodiversidade que se logre contemplar, é possível (se for a época do ano certa) ver como se obtém a cortiça das árvores. Haverá tempo para almoçar junto à Coudelaria da Companhia das Lezírias e daí partir para o estuário do Tejo em busca de mais aves, passando por arrozais, pastagens com gado e cavalos lusitanos.

Mais Informações

Se de repente a Lezíria se colorisse em tons de rosa, isso era…um bando de flamingos! Presença assídua nas margens do Tejo, esta ave procura alimento nas salinas, enquanto o vento varre o verde dos arrozais. Percorremos a Lezíria, pé ante pé, para podermos admirar o imponente bando que, com uma perna alçada e a outra reta, vai enfiando a cabeça na água num equilíbrio perfeito, alternando o pouso entre os arrozais, as salinas e as lagoas, junto ao estuário.

Os flamingos são residentes no estuário do Tejo, apesar de não nidificantes, são aves imponentes de grande dimensão, com uma cor característica

Ao longo do ano, os locais que estas aves utilizam vão variando. Neste tour prometemos procurar os flamingos por todos os locais da Lezíria: nos arrozais, nas salinas, nas lagoas, junto ao estuário…. Enquanto isso, aproveitaremos para ver muitas outras espécies.

Mais Informações

A Lezíria bem podia ser a capital da coruja! Há dias em que se conseguem observar mais de 15 corujas por quilómetro! Estudos mostram que a Lezíria Sul de Vila Franca de Xira, com a sua paisagem agrícola aberta e uma extensa rede de valas ligadas ao rio Tejo, é provavelmente o local no mundo com maior abundância de corujas e, por isso, o lugar ideal para vir conhecer estas aves misteriosas.

Mais Informações

Nesta atividade, sente-se a energia no ar à medida que o sol vai surgindo no horizonte e nos aquece ao passar por entre as folhas dos sobreiros e pinheiros. Os passeriformes estão especialmente ativos nesta altura do dia e o nosso naturalista anfitrião terá muito gosto em ajudar na identificação de alguns dos sons. Este é um concerto diário com repertórios diferentes dependendo da altura do ano.

Mais Informações

As atividades ao crepúsculo têm sempre algo de misterioso e até mesmo mágico. Na natureza, para além das cores no céu associadas ao pôr do sol, juntam-se sons, sensações e, é claro, seres vivos muito peculiares, que estão mais ativos nestes períodos do dia. Esta é uma experiência que poderá incluir indícios de mamíferos, insetos, anfíbios, passarinhos e rapinas noturnas. Um ouvido menos treinado poderá ter dificuldade em distingui-los, mas o nosso naturalista anfitrião esclarecerá estes e outros mistérios, por vezes, levantando verdadeiros condomínios de biodiversidade ou atraindo borboletas noturnas a uma tela branca.

Mais Informações

É fascinante como um cereal que nasce num terreno alagadiço nas margens de um rio vem parar aos nossos pratos sob as mais variadas formas de arroz. No passeio “À descoberta da Lezíria” vai poder compreender melhor o incrível ciclo do arroz, caminhar por pastagens bucólicas onde os campinos orientam o gado e, ainda, ver de perto a mítica ermida de Nossa Senhora de Alcamé. Dependendo das condições, poderá ser possível caminhar até à Salina de Saragoça e daí até ao Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA), o local ideal para observar as aves no seu habitat natural.

O tema da visita vai mudando ao longo do ano, seguindo-se, desta forma, os ciclos e ritmos da Lezíria. Entre setembro e novembro é possível observar a campanha de recolha do arroz; de dezembro a fevereiro avistam-se milhares de aves nos arrozais; entre março a abril são os espelhos de água a perder de vista que encantam quem os visita; de maio a agosto é possível acompanhar o crescimento do arroz e a transumância do Gado, com possibilidade de observação do trabalho realizado pelos campinos a cavalo.

Mais Informações

3. Enoturismo

Introdução à prova com três vinhos emblemáticos e um azeite da Companhia das Lezírias:

Herdade de Catapereiro Escolha (branco ou tinto)

Tyto Alba Tinto ou Branco ou Rosé

Vinho licoroso “Senhora Companhia”

Prova de Azeite

Mais Informações

Descoberta das várias dimensões do terroir da propriedade através da prova de quatro vinhos e um azeite com comentários do enólogo da Companhia das Lezírias:

Tyto Alba Tinto

Tyto Alba Branco ou Rosé

Tyto Alba Edição limitada ou Monocasta (Castelão ou Moscatel Galego / Touriga Nacional, Merlot / Sauvignon Blanc)

Espumante 1836

Prova de Azeite

Mais Informações

Prova dos vinhos mais premiados e prestigiados da Companhia das Lezírias e de uma raridade oriunda de outra época. O enólogo da Companhia das Lezírias acompanhará a prova com um pequeno workshop sobre o historial de cada vinho, desvendando os segredos da sua criação.

Tyto alba Moscatel Galego – 90 points

Tyto alba 2016 – IWC Trophy

1836 Branco

1836 Tinto

Vinho envelhecido herdade de catapereiro – Raridades – dos anos 80 e 90

Mais Informações

O Ciclo do Vinho – Programa para adultos e crianças a partir de 7 anos, onde durante 45 minutos se visitam as Vinhas, a Adega e a Sala de Barricas.

Mais Informações

Esta é uma visita premium em que se pretende acordar os sentidos dos visitantes. Nesta experiência mais longa, que dura cerca de duas horas e meia, o visitante vai poder respirar e desfrutar do ar do campo, observar a paisagem e sentir o equilíbrio sustentável do agro-sistema da Companhia das Lezírias. Após esta imersão na vinha, em companhia do enólogo, o visitante irá descobrir cada recanto e detalhe da adega e poderá até provar vinho diretamente de barricas em estágio. No final, o visitante irá usufruir de uma prova descontraída, onde se desvenda um vinho e um azeite de cada uma das gamas dos produtos da Companhia das Lezírias.

Mais Informações

Numa visita de duas horas, para um mínimo de duas pessoas, vão poder conhecer-se as as Vinhas, a Adega e a Sala de Barricas e degustar-se um vinho Tyto Alba (Branco/Rosé/Tinto), uma prova de Espumante 1836, uma prova de vinho licoroso “Senhora Companhia” e uma prova de Azeite.

Esta experiências vão dar a conhecer ao visitante a tradição e a beleza paisagística da Herdade de Catapereiro, passando pela vinha onde é feita uma introdução histórica da Companhia das Lezírias, prosseguindo para uma visita à adega, repleta de tecnologia e tradição enológica, e terminando com uma prova de vinhos e azeite que irá exemplificar cada um dos “micro-terroir” da propriedade.

Turismo Equestre

Turismo na natureza (Charneca do Infantado)

Percursos Pedestres

Visitas de Estudo

Visitas de Grupo

Mais Informações

Se lhe dissessem que é possível, no mesmo passeio, observar aves, realizar provas de vinhos e assistir à extração de cortiça, acreditava? Claro que sim, posto que lhe estivessem a falar do “Grande Tour da Companhia das Lezírias”! Esta aventura começa com uma paragem para observar flamingos que pintam de cor-de-rosa as margens do Tejo, passa pela Adega de Catapereiro para uma memorável degustação de vinhos e chega ao montado de sobro onde, para além de toda a biodiversidade que se logre contemplar, é possível (se for a época do ano certa) ver como se obtém a cortiça das árvores. Haverá tempo para almoçar junto à Coudelaria da Companhia das Lezírias e daí partir para o estuário do Tejo em busca de mais aves, passando por arrozais, pastagens com gado e cavalos lusitanos.

Mais Informações

4. Turismo na Natureza

Se lhe dissessem que é possível, no mesmo passeio, observar aves, realizar provas de vinhos e assistir à extração de cortiça, acreditava? Claro que sim, posto que lhe estivessem a falar do “Grande Tour da Companhia das Lezírias”! Esta aventura começa com uma paragem para observar flamingos que pintam de cor-de-rosa as margens do Tejo, passa pela Adega de Catapereiro para uma memorável degustação de vinhos e chega ao montado de sobro onde, para além de toda a biodiversidade que se logre contemplar, é possível (se for a época do ano certa) ver como se obtém a cortiça das árvores. Haverá tempo para almoçar junto à Coudelaria da Companhia das Lezírias e daí partir para o estuário do Tejo em busca de mais aves, passando por arrozais, pastagens com gado e cavalos lusitanos.

Mais Informações

Nesta atividade, sente-se a energia no ar à medida que o sol vai surgindo no horizonte e nos aquece ao passar por entre as folhas dos sobreiros e pinheiros. Os passeriformes estão especialmente ativos nesta altura do dia e o nosso naturalista anfitrião terá muito gosto em ajudar na identificação de alguns dos sons. Este é um concerto diário com repertórios diferentes dependendo da altura do ano.

Mais Informações

As atividades ao crepúsculo têm sempre algo de misterioso e até mesmo mágico. Na natureza, para além das cores no céu associadas ao pôr do sol, juntam-se sons, sensações e, é claro, seres vivos muito peculiares, que estão mais ativos nestes períodos do dia. Esta é uma experiência que poderá incluir indícios de mamíferos, insetos, anfíbios, passarinhos e rapinas noturnas. Um ouvido menos treinado poderá ter dificuldade em distingui-los, mas o nosso naturalista anfitrião esclarecerá estes e outros mistérios, por vezes, levantando verdadeiros condomínios de biodiversidade ou atraindo borboletas noturnas a uma tela branca.

Mais Informações

Na Charneca decorrem, durante todo o ano, muitos trabalhos de investigação científica e de conservação da natureza. Nesta visita, dão-se a conhecer os mais recentes estudos que procuram ativamente trazer mais conhecimento e integração na gestão agroflorestal da Companhia das Lezírias, aliando-se à conservação e proteção de diversas espécies de fauna e flora.

Mais Informações

São muitos os trabalhos de gestão florestal que a Companhia das Lezírias leva a cabo durante todo o ano para conservar o mais possível estas paisagens naturais. Durante este passeio, que é acompanhado por um guia da Companhia das Lezírias, os visitantes vão ter um conhecimento direto desses trabalhos e, dependendo da época do ano em que decorre a visita, vão poder ser desafiados a acompanhar e experimentar alguns trabalhos florestais como a recolha e sementeira de bolota, a poda dos sobreiros, a colocação de protetores de sobreiros ou a enxertia de pinheiro-bravo.

Mais Informações

Acompanhado por um guia da Companhia das Lezírias, este passeio pela Charneca revela a história da adega da Herdade de Catapereiro e as castas especiais das suas vinhas, podendo ficar a conhecer-se todo o processo da “Vinha ao Vinho” como mero observador ou como participante ativo nos trabalhos de vindima e da pisa da uva.

Mais Informações

Se sonha com uma vida passada no campo, pode acordar! Essa vida existe e está apenas a meia hora de Lisboa. No passeio “À descoberta da Charneca”, na Companhia das Lezírias, vai descobrir maravilhosas paisagens campestres, com os caminhos da Charneca a encherem-se de flores que conferem às vastas áreas de pastagem que se estendem pelo montado, uma palete de cores e cheiros primaveris, que cobre a Charneca do Infantado como uma manta de retalhos natural.

Mais Informações

Pelos caminhos da Charneca, as pastagens enchem-se de pachorrentas vacas e bois das nobres raças autóctones Mertolenga e Preta que contrastam com as alegres crias que correm pelos campos aos saltinhos. Acompanhado por um guia da Companhia das Lezírias, este passeio dá a conhecer o ciclo da bovinicultura e atravessa ainda para outras parcelas de pastoreio onde podem ser observadas mais raças existentes na Companhia das Lezírias, como a Charolesa e a Limousine.

Mais Informações

Portugal é o maior exportador de produtos de cortiça do Mundo. As rolhas para garrafas de vinho são o principal produto da indústria e representam atualmente 60% do total das exportações. Por entre coloridas paisagens campestres, onde, por vezes, é possível ver bezerros brincalhões e animais em liberdade no montado de sobro, esta visita guiada dá a conhecer o ciclo de vida da cortiça que, enquanto matéria-prima, se inicia com a extração da casca dos sobreiros. Sazonalmente, pode observar-se o trabalho do descortiçamento que se realiza durante a fase mais ativa do crescimento da cortiça e é uma atividade ancestral que só pode ser feita por especialistas.

Mais Informações

A Companhia das Lezírias é conhecida pelas diversas atividades rurais e turísticas que vem realizando há mais de 185 anos. Este passeio atravessa variadas e bucólicas paisagens da charneca, onde se desenvolvem atividades agrícolas e de conservação da natureza.  Garantindo um total respeito pela biodiversidade e pela sustentabilidade do meio ambiente, esta visita é feita em comunhão com a natureza e é orientada por um guia da Companhia das Lezírias, passando por vastos campos agrícolas – como milheirais, arrozais, olivais, sobrado e vinhas -, pastagens de gado e florestas, onde se ficam a conhecer melhor o ciclo do milho, da vinha e da cortiça.

Mais Informações

Visitas técnicas guiadas, dirigidas a toda a academia, desde alunos de mestrado, doutoramento até estudantes de MBA ou técnicos da área florestal e ciências biológicas, que dão a conhecer as diversas áreas florestais e agrícolas da Companhia das Lezírias, em particular o sistema do montado de sobro, a sua gestão e exploração a nível nacional e na Companhia das Lezírias. Este passeio ressalta a importância da sustentabilidade no maior sistema agroflorestal de Portugal e a valorização da conservação da natureza.

Mais Informações

Considerado o segmento turístico mais benéfico para os viajantes, o ecoturismo é capaz de proporcionar experiências únicas e transformadoras aos seus seguidores, através de imersões na natureza e em atividades voltadas para o turismo de aventura. Estas visitas guiadas escolares permitem, não só usufruir de momentos únicos de lazer, mas proporcionam também o contacto com as diversas ofertas de turismo disponíveis na Companhia das Lezírias, procurando perceber-se quem as procura e abordando em profundidade cada uma das temáticas, explorando-se as particularidades do aldeamento turístico; as diversas modalidades do turismo de natureza; a observação de aves; o turismo cinegético; o enoturismo; e o turismo equestre.

Mais Informações

Pelos caminhos da Charneca do Infantado, estas visitas guiadas escolares permitem usufruir de momentos únicos de lazer, ao mesmo tempo que se toma contacto com atividades rurais e com a biodiversidade da Zona de Proteção Especial do Estuário do Tejo. Neste passeio fica a conhecer-se a atividade pecuária da Companhia das Lezírias e os processos da uva ao vinho; da azeitona ao azeite; do grão ao arroz; e da bolota à cortiça. Os alunos ficarão cientes da importância da sustentabilidade no maior sistema agroflorestal de Portugal e da valorização da conservação da natureza.

Mais Informações

5. Turismo Equestre

Há muitos espaços especiais para visitar e onde vai ficar a conhecer melhor a história da Coudelaria de Alter e as atividades quotidianas de uma coudelaria.

Mais Informações

Os passeios a cavalo consistem num percurso feito pelos trilhos da Coutada do Arneiro, sempre acompanhados a cavalo por um monitor. Estes passeios só são realizados com pessoas que já demonstrem ter experiência a montar a cavalo, e são efetuados somente a passo, havendo a possibilidade de se poder executar, durante um curto período de tempo, o trote.

Mais Informações

Os passeios a cavalo consistem num percurso feito pelos trilhos da Coutada do Arneiro, sempre acompanhados a cavalo por um monitor. Estes passeios só são realizados com pessoas que já demonstrem ter experiência a montar a cavalo, e são efetuados somente a passo, havendo a possibilidade de se poder executar, durante um curto período de tempo, o trote.

Mais Informações

Consiste numa atividade realizada em picadeiro, em que a pessoa já detém a experiência necessária com o controlo do cavalo, trabalhando-se algumas figuras de picadeiro, exercícios laterais (se tiver experiência para os executar) e transições ascendentes e descendentes nos três andamentos (passo, trote e galope).

Mais Informações

Consiste numa atividade que é ministrada no picadeiro, com o cavalo à guia, nos dois dos três andamentos do cavalo (passo e trote), durante cerca de meia hora, trabalhando exercícios de melhoramento da colocação em sela e do equilíbrio a cavalo.

Mais Informações

Consiste numa atividade que é ministrada no picadeiro, com o cavalo à guia, nos dois dos três andamentos do cavalo (passo e trote), durante cerca de meia hora, trabalhando exercícios de melhoramento da colocação em sela e do equilíbrio a cavalo.

Mais Informações

Consiste numa atividade realizada dentro do picadeiro onde, durante alguns minutos, a pessoa experimenta montar a cavalo, somente a passo, guiada pelo monitor.

Mais Informações

Consiste numa atividade realizada dentro do picadeiro onde, durante alguns minutos, a pessoa experimenta montar a cavalo, somente a passo, guiada pelo monitor.

Mais Informações

Breve volta em charrete, dentro do recinto da Coudelaria, em que duas pessoas têm a experiência de conduzir o cavalo no carro.

Mais Informações

Breve volta em charrete, dentro do recinto da Coudelaria, em que as pessoas têm a experiência de conduzir o cavalo no carro.

Mais Informações

Breve volta em charrete, dentro do recinto da Coudelaria, em que a pessoa tem a experiência de conduzir o cavalo no carro.

Mais Informações

Passeio em charrete, dentro do perímetro da Tapada do Arneiro, com a duração aproximada de 45 minutos, acompanhado e conduzido por um monitor.

Mais Informações

A Companhia das Lezírias tem, ainda, um ambiente ímpar para:

  • Ações de team building e incentivos de empresas;
  • Offsites;
  • Workshops;
  • Green corporate events;
  • Filmagens ou,
  • Simplesmente meditar pela natureza.